quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Fantin e Murilo Rosa se distanciam de 'glamour global' em filme

| | Bla bla bla






Para atuar em Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago, Priscila Fantin e Murilo Rosa se distanciaram do glamour do "universo global" em que vivem.

O filme, rodado em cidades históricas do Sergipe, exigiu que os atores interagissem com meninos nordestinos, cuja realidade era muito distante da deles.

Murilo Rosa explicou em encontro com a imprensa nesta terça-feira, em um hotel de São Paulo, que se preocupou em criar uma intimidade com os jovens que interpretaram os meninos da orquestra.

- Quando chegamos a Aracaju tivemos de tirar esse universo global, toda essa importância que se cria em torno da Rede Globo - conta Rosa, que fez questão de elogiar a emissora: "tenho consciência de que estou na melhor empresa do mundo para dramaturgia e tenho muito orgulho disso".

Priscila Fantin completa:

- O maior desafio era tirar o glamour e ficar simplesmente nua naquela realidade.

Vida real e ficção se fundem no filme. A orquestra foi formada por jovens da periferia de Aracaju, que não tinham recursos nem para ir aos ensaios. E como na história real, em que os meninos viraram músicos de grandes orquestras e professores, agora os jovens do filme seguem estudando música e/ou teatro.

História real

Orquestra dos Meninos é uma obra de ficção baseada em fatos reais. Na década de 80, em Pernambuco, o maestro Mozart Vieira faz uma revolução ao ensinar música para as crianças que trabalhavam no campo, fato que desagrada os políticos da cidade. Após ser acusado de abuso sexual de menores, sua história ganhou o Brasil.

O verdadeiro Mozart Vieira esteve presente na divulgação do filme e fez um discurso que emocionou Priscila Fantin.

- A vida em si foi muito mais difícil do que no filme. O que fizeram comigo não se faz nem com um porco. Eu fiquei anos sem dormir, sem poder ouvir o barulho de carros nas ruas. A pior coisa que pode acontecer é ser injustiçado. Eu ia com o túmulo com essa mancha e depois do filme posso dizer vou passar para o outro plano com a consciência limpa. Agora quero a batucada da Mangueira no meu enterro - disse o maestro.

Mozart Vieira elogiou o "poder da sétima arte" e agradeceu o diretor, a quem chamou de gênio por conseguir transformar uma vida em um vídeo de 95 minutos.

Orquestra dos Meninos tem pré-estréia em São Paulo na noite desta terça-feira. Simultaneamente, o filme será exibido no festival de Paris. O lançamento nacional acontece no dia 7 de novembro, ao mesmo tempo em que estréia no Festival de Toronto.


0 comentários: